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Criação de Conselho Consultivo

O que é?

É uma etapa de consultoria que trata da revisão do processo de direção estratégica da empresa, eventualmente incorporando pessoas internas e/ou externas além da diretoria existente e formando um órgão colegiado para exercer a governança da execução estratégica da empresa.

Objetivo:

Visa estabelecer um estatuto e um programa anual de trabalho para esse órgão colegiado, definindo as responsabilidades de governança da empresa no planejamento e na execução estratégica.

Benefícios:

  1. Assegurar que o processo de direção estratégica se torne mais eficiente, com maior velocidade de detecção e correção de desvios na execução estratégica.
  2. Ampliar a percepção estratégica das equipes responsáveis pelos diversos projetos de marketing, vendas, logística, etc., envolvidos na execução estratégica, na medida em que o reporting desses projetos ao Conselho demanda diagnósticos baseados em dados de mercado.
  3. Ampliar a capacidade de comunicação de todos os membros da diretoria, na medida em que as discussões estratégicas adquirem mais claridade e a tomada de decisão passa a requerer melhores justificativas.

Ferramentas:

  1. Estatuto do Conselho: Esse documento interno vai servir para definir a composição inicial do grupo de Conselheiros, o escopo de responsabilidades, a periodicidade de reuniões, as pautas de discussão, os grupos de discussão dessas pautas, as regras de consulta dentro da empresa, etc.
  2. Manual de GRC – Governança, Riscos e Compliance: Esse documento interno funciona como um suporte ao Conselho, estabelecendo o arcabouço organizacional de accountability, ou seja, apontando os cargos responsáveis por informar ao Conselho, estabelecendo a sistemática da gestão de riscos e divulgando o regulamento interno de compliance.
  3. Estrutura de Comitês: Este documento é opcional no momento da criação do Conselho. O Estatuto do Conselho vai prever essa estrutura, e poderá já inicialmente determinar alguns nomes para encabeçar um ou outro comitê. Constituir comitês permanentes e ad hoc é uma decisão que depende da natureza e da dinâmica do negócio. Alguns formatos são mais frequentes: Comitê de RH/Pessoas, Comitê Fiscal, Comitê de Projetos, Comitê de Riscos, Comitê de Finanças, etc. O funcionamento desses comitês não depende da pauta das reuniões do Conselho, e cada comitê pode incluir diferentes profissionais internos ou externos.
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