É uma estratégia de organização de ativos (próprios e contratados) da empresa e de bens das famílias empresárias, para fins de proteção atual e futura da empresa e do patrimônio de todas as pessoas da família empresária, incluindo menores de idade.
A estratégia de sucessão patrimonial, ou planejamento sucessório, visa garantir a transferência organizada, segura e eficiente do patrimônio aos herdeiros, minimizando custos e conflitos, assegurando a continuidade dos negócios e preservando o relacionamento entre familiares. Esse plano garante que a sucessão patrimonial ocorra de forma organizada, econômica e segura, evitando desgastes emocionais e financeiros para os herdeiros e protegendo o patrimônio e as pessoas de disputas judiciais. Esse plano, uma vez estabelecido, pode ser executado por delegação, ou seja, não depende de decisão do fundador. Esse aspecto é essencial no caso de imprevistos.
Em caso de imprevistos, o plano pode prever a proteção do patrimônio de menores de idade, evitando maiores danos ao total da família.